domingo, 3 de fevereiro de 2008

Campeonato Carioca de Futebol

Campeonato Carioca de Futebol é a competição entre os times de futebol do estado do Rio de Janeiro, Brasil.

O campeonato do atual estado do Rio de Janeiro é disputado desde 1976, após a fusão dos estados da Guanabara e do antigo estado do Rio de Janeiro, cuja capital era Niterói. Até então existiam os campeonatos Carioca e Fluminense de futebol. No entanto, apesar do gentílico do estado do Rio de Janeiro ser “fluminense”, por motivo de tradição manteve-se o termo “carioca” (referente apenas à capital) no título do torneio que passava a abranger todo o Estado.

A primeira temporada do campeonato, relativa ao então Distrito Federal, foi disputada em 1906 e é, portanto, a terceira competição estadual mais antiga do país, atrás do Campeonato Paulista e do Campeonato Baiano.

A primeira partida pelo Campeonato Carioca foi disputada no dia 3 de maio de 1906 no campo da rua Guanabara, do Fluminense, no bairro de Laranjeiras, e o resultado foi Fluminense 7 a 1 Payssandu, com o primeiro gol da história deste campeonato sendo marcado por Horácio Costa Santos, do Fluminense.

Primeira partida de futebol no Rio de Janeiro

Consta que a primeira partida de futebol oficialmente realizada no Estado do Rio de Janeiro, aconteceu no Rio Cricket & Athletic Association, em Niterói, no dia 1 de agosto de 1901, embora desde 1894 se jogasse futebol em Bangu, sem reconhecimento em função do aparente não cumprimento de regras do jogo como times uniformizados e campo oficial, e haja indícios de que se praticava o futebol desde 1886 no Colégio Anchieta, na cidade de Nova Friburgo. Em 1874, marinheiros ingleses jogaram futebol na praia da Glória, na cidade do Rio de Janeiro.

Neste dia Oscar Cox, que viria posteriormente a ser fundador (em 21 de julho de 1902) e presidente do Fluminense Football Club, atravessou a Baía da Guanabara para chegar na capital do antigo Estado do Rio de Janeiro, indo enfrentar os praticantes de críquete e tênis do clube inglês, com a partida entre brasileiros e ingleses tendo terminado empatada.

Cerca de quinze observadores assistiram o jogo que terminou com o resultado de 1 a 1, causando espanto a crônica da época, não habituada a relatar embates finalizados sem vencedores.

Nenhum comentário: